quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A pressão da água e o princípio dos vasos comunicantes

Os alunos da turma 51 durante as aulas de ciências, apresentaram trabalhos referentes à pressão da água e o principio dos vasos comunicantes. Utilizaram-se de maquetes, representando a distribuição da água.
Descobriram que quando maior a profundidade da água, maior a sua pressão. A água exerce uma força nas paredes ou superfícies internas dos recipientes. Essa força, distribuída em determinada área, é chamada pressão.
A água jorra de poços artesianos e das fontes, mas, num poço comum, ela precisa ser retirada por um sistema de roldana, corda e balde.
Num sistema de vasos comunicantes, a água tende a ficar no mesmo nível. Os diversos canos que ligam o reservatório de uma cidade são vasos comunicantes. Por isso, o reservatório de uma cidade sempre está no ponto mais alto da região que ela abastece, funcionando como o recipiente mais alto do conjunto.
Concluíram, portanto, que, num sistema de vasos que se comunicam, um líquido apresenta sempre o mesmo nível em todos os pontos.
Observou-se o grande envolvimento dos alunos da turma durante a apresentação deste trabalho. Demonstraram grande entendimento do assunto abordado e participação no decorrer do trabalho.

Turma: 51 Disciplina: Ciências Professora: Ana Lúcia Silveira Gomes

Nenhum comentário: